segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Afetividade

AFFECTIVITY Valéria Amorim Arantes de Araújo. Universidade de Uberaba
The education should concern the construction and organization of the affectivity, seeking the development of moral personalities that integrate, at the same time, personal and collective interests in their judgments and actions.
AFETIVIDADE
A educação deve preocupar-se com a construção e organização da afetividade, buscando a formação de personalidades morais que integrem em seus juízos e suas ações, ao mesmo tempo, os interesses pessoais e coletivos.
É necessário pensar em um trabalho de educação moral que se inicia com o próprio grupo de professores e professoras construindo sua auto-estima, sua autoconfiança e sua capacidade de autoconhecimento. A valorização dos talentos pessoais por meio da estruturação de políticas educacionais que reconheçam as habilidades e interesses de cada profissional é um caminho nessa direção.
É importante incluir na pauta educacional o tema da afetividade e das emoções, visto que a personalidade precisa ser trabalhada na escola, assim como trabalhamos a matemática, a língua, e as ciências etc. Afinal, os pensamentos e as emoções também configuram nosso pensamento.
É preciso ter coragem para mudar a educação formal e tornar o conhecimento dos afetos e emoções em conteúdos a serem construídos por alunos e alunas.

Contribuição para os docentes da E.M.E. F Senador Humberto Lucena.
Professora: Maria Cláudia de Araújo Toscano.

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