segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Afetividade
Neste ano letivo de 2009, o tema que estamos trabalhando na nossa escola é a Afetividade, que significa: “sentimento de afeição por alguém”.
É muito difícil ter afetividade entre nossos colegas na escola porque falta respeito por parte de alguns, tendo em vista comportamentos inadequados trazidos da sociedade na qual estão inseridos.
Com o tema “Afetividade”, temos que demonstrar: amor, carinho, felicidade e respeito com todos que nos rodeiam porque somos da mesma espécie e merecemos respeito, assim como queremos respeito dos outros.
Deuzanete 7º “E”
ACRÓSTICO AFETIVIDADE
Amor
Fraterno
Encontrei ao
Teu lado, não
Irei abandoná-lo se for
Verdadeiro
Imagino que um
Dia
A gente vai se encontrar, quando o amor é
De verdade supera qual quer barreira e
Encontra a felicidade depois do sofrimento.
Vitória Kaliane 9º “C”
AFETIVIDADE:
Segundo Rios (2008), Afetividade refere-se a afeto, amizade, simpatia e sentimento. Para termos uma boa relação com as pessoas temos que construir todos os dias a Afetividade. Durante nossas vidas, vão acontecendo várias mudanças, nesse período de nossa vida, vamos praticando a Afetividade.
Neste ano letivo de 2009, o tema que está sendo trabalho por todos da escola é “AFETIVIDADE”, isso quer dizer que todos nós devemos ser mais carinhosos com o próximo, respeitar todos que fazem parte da nossa convivência (familiares, colegas, professores, auxiliares, vigias, diretores e etc.).
Portanto, todos devemos nos conscientizar e mudar nossas atitudes para o bem coletivo.
Jéssica Kimberly 9º ”C”
A saúde da população de Dona Inês
Uma nova doença surge. O mundo entra em alerta. Esse perigo já chegou em nosso município? Saiba mais nessa reportagem.
A gripe suína, agora conhecida como gripe “A”, surgiu fora do Brasil, mas isso não impediu os casos de suspeita neste país. Os sintomas dessa doença são muito parecidos com os da gripe comum. Já existem casos dessa doença no México, Estados Unidos e outros países.
Porém, para acalmar a população de Dona Inês, não existem indícios de que essa gripe chegue ao nosso município. Mas, só por isso não devemos deixar de ter cuidado, pois essa não é a única doença do mundo, principalmente porque estamos em período de chuvas e calor, período propício para propagação de algumas doenças, como a dengue. Então, como se diz: “Todo cuidado é pouco”.
Gabriel Nunes 9º “B”
A gripe suína, agora conhecida como gripe “A”, surgiu fora do Brasil, mas isso não impediu os casos de suspeita neste país. Os sintomas dessa doença são muito parecidos com os da gripe comum. Já existem casos dessa doença no México, Estados Unidos e outros países.
Porém, para acalmar a população de Dona Inês, não existem indícios de que essa gripe chegue ao nosso município. Mas, só por isso não devemos deixar de ter cuidado, pois essa não é a única doença do mundo, principalmente porque estamos em período de chuvas e calor, período propício para propagação de algumas doenças, como a dengue. Então, como se diz: “Todo cuidado é pouco”.
Gabriel Nunes 9º “B”
A escola
O Humberto Lucena é uma das melhores escolas públicas do Estado da Paraíba. Com a direção da escola, desenvolvem-se trabalhos importantes para o município. No ano de 2008, a escola criou o projeto da horta do Lucena, que se iniciou no mesmo ano, para que os alunos pudessem ter uma merenda de boa qualidade. Em 2009, a escola organizou a 3ª Gincana Cultural, onde foram apresentados trabalhos belíssimos, organizados por professores e alunos.
No mês de abril, os professores de Educação Física, Romoaldo e Hellosman, junto com a direção, desenvolveram as aulas de Capoeira que são realizadas no ginásio da escola, na quarta-feira, durante os turnos manhã e tarde.
Neste ano, as aulas de Educação Física dobraram; antes era somente uma aula por semana e agora são duas: uma no decorrer da semana e uma na sexta-feira, assim os alunos têm a oportunidade de se divertir mais e fazer exercícios físicos que fazem bem à saúde, além de praticar esportes como: futsal e vôlei .
A nossa escola está fornecendo aos alunos vários projetos culturais, como: Teatro, flauta, coral, dança, entre outros. Também teve início o projeto Café da manhã que, por sua vez, beneficia os alunos do turno da manhã que vêm para a escola, muitas vezes, sem tomar café, sejam eles da Zona Urbana ou da Zona Rural.
Vitória Kaliane e Micarla 9º “C”
Continente Africano
A África, o terceiro maior continente em extensão, ocupa uma área de 30.272.922 Km². Cerca de 75% de seu território está localizado na faixa inter-tropical do globo, ou seja, entre o trópico de câncer, ao norte, e o trópico de capricórnio, ao sul. Essa característica faz com que seja o continente mais tropical do mundo, apresentando temperaturas muito elevadas. O continente africano é cortado pela linha do Equador em sua parte central, ficando com terras igualmente distribuídas pelos hemisférios norte e sul. No lado ocidental, é atravessado ainda pelo meridiano de Greenwich que, ao cruzar a linha do equador, determina o centro referencial da superfície da Terra.
O território africano representa cerca de 20,3% das terras emersas do planeta . É banhado, ao norte, pelo mar Mediterrâneo, ao sul, pela junção dos oceanos Índico e Atlântico, a leste, pelo mar Vermelho e o oceano Índico, e oeste, com Atlântico.
Igor Moreira
O território africano representa cerca de 20,3% das terras emersas do planeta . É banhado, ao norte, pelo mar Mediterrâneo, ao sul, pela junção dos oceanos Índico e Atlântico, a leste, pelo mar Vermelho e o oceano Índico, e oeste, com Atlântico.
Igor Moreira
Necessidade de mudança
A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste terão a ortografia unificada.
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país. Não devemos esquecer que a ortografia oficial ainda é a antiga, mas podemos nos apropriar da nova ortografia, uma vez que entrará em vigor em 2012.
Joana Emília (professora)
O português é a terceira língua ocidental mais falada, após o inglês e o espanhol. A ocorrência de ter duas ortografias atrapalha a divulgação do idioma e a sua prática em eventos internacionais. Sua unificação, no entanto, facilitará a definição de critérios para exames e certificados para estrangeiros. Com as modificações propostas no acordo, calcula-se que1,6% do vocabulário de Portugal seja modificado. No Brasil, a mudança será bem menor: 0,45% das palavras terão a escrita alterada. Mas apesar das mudanças ortográficas, serão conservadas as pronúncias típicas de cada país. Não devemos esquecer que a ortografia oficial ainda é a antiga, mas podemos nos apropriar da nova ortografia, uma vez que entrará em vigor em 2012.
Joana Emília (professora)
Entrevista com o professor Hellosman Almeida
Qual a importância de estudar essa disciplina?
R) Possibilitar aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades corporais e de participar de atividades culturais, tais como: jogos, esportes, ginásticas e danças, com a finalidade de proporcionar o bem-estar e qualidade de vida.
2) Por que exercícios físicos fazem bem para a saúde?
R) Porque os exercícios físicos são indicados para obter uma resistência física, liberar as toxinas por meio do suor, aproveitando essas atividades e transformá-las em momentos de prazer e diversão..
3) O que é educação física?
R) É uma ciência multidisciplinar, que busca aprimorar e preservar a saúde do ser humano por meio do estudo e de atividades físicas específicas.
4) Quais são os exercícios essenciais para manter o coração funcionando bem?
R) Caminhada, corrida, prática de esportes, jogos, alongamento, atividades físicas, musculares e dança.
5) Porque é importante praticar esses exercícios?
R) Porque auxiliam no funcionamento dos órgãos, aumentam a capacidade respiratória, melhoram o envio de ondas cerebrais. e reduzem o nível de estresse entre outros fatores para a saúde do ser humano. Assim, uma pessoa que se exercita terá maior possibilidade de viver com mais disposição e ser saudável.
6) Quais os tipos de jogos realizados com a educação física?
R) Jogos recreativos, futsal, voleibol, basquetebol, handebol. Fuitebol
7) Qual deles é mais importante praticar?
R) Futebol.
Jéssica Kimberly e Vitória Kaliane
II Conferência Municipal da Educação
Foi realizada no último dia 30 de maio de 2009, a nossa II Conferência Municipal da Educação, em que na oportunidade foram discutidos eixos temáticos sobre a educação. Nesse evento, contamos com três conferencistas, o prefeito municipal Antonio Justino de Araújo Neto, o vice-presidente da UNDIME José Otávio e o professor Valber Barbosa. Nosso mestre cerimonial diretor Francisco de Assis Barbosa coordenou os trabalhos na conferência de forma brilhante. Tivemos ainda a participação do Departamento de Educação e Cultura e da direção do Humberto Lucena nos trabalhos gerais, professores que coordenaram os eixos temáticos e o pessoal de apoio.
Grupo folclórico: “Raízes Nordestinas”
Há exatos dois anos, surgia o grupo folclórico Raízes Nordestinas da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, depois de elaborado o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) no ano de 2007, detectou-se a necessidade de melhorar o relacionamento entre aluno/escola/comunidade. Muitas foram as ações, dentre elas, a formação desse grupo, que percebendo a falta de conhecimento e valorização pela cultura do nosso Nordeste, resolvemos trabalhar essa deficiência através da música e da dança, visando também revelar os nossos talentos.
Idealizado pelo coordenador do projeto Júnior Freitas e apoiado pela direção da escola, na época, a professora Maria do Livramento (Tinha), que ofereceu as condições necessárias para a realização desse sonho.
Iniciamos com o ritmo do xaxado por ser algo que se identifica mais com o sofrimento do povo nordestino e retrata a história de vida de um cangaceiro herói, para outros um bandido que por muitas vezes, de forma violenta, conseguia com seu bando vitórias desafiadoras para a época, registrando para toda a história do Brasil fatos muito relevantes e importantes para a nossa cultura.
Lembro-me claramente das dificuldades encontradas, como tudo em nossa vida, mas depois de muita insistência, conseguimos fazer com que o sonho se tornasse realidade e isso só foi possível graças ao apoio de muitas pessoas que acreditaram no sucesso de nossos alunos; não vou citar nomes para não cometer injustiça com ninguém. Vencendo os desafios, partimos para a execução, compras de roupas, ensaio da coreografia, seleção dos participantes, custos financeiros, etc. Relembro nesse ponto, a presença de duas pessoas importantíssimas que foram Claudênio (coreógrafo) e Dona Marinete (costureira) a quem aproveitamos para agradecer de todo nosso coração pela dedicação e compromisso.
Idealizado pelo coordenador do projeto Júnior Freitas e apoiado pela direção da escola, na época, a professora Maria do Livramento (Tinha), que ofereceu as condições necessárias para a realização desse sonho.
Iniciamos com o ritmo do xaxado por ser algo que se identifica mais com o sofrimento do povo nordestino e retrata a história de vida de um cangaceiro herói, para outros um bandido que por muitas vezes, de forma violenta, conseguia com seu bando vitórias desafiadoras para a época, registrando para toda a história do Brasil fatos muito relevantes e importantes para a nossa cultura.
Lembro-me claramente das dificuldades encontradas, como tudo em nossa vida, mas depois de muita insistência, conseguimos fazer com que o sonho se tornasse realidade e isso só foi possível graças ao apoio de muitas pessoas que acreditaram no sucesso de nossos alunos; não vou citar nomes para não cometer injustiça com ninguém. Vencendo os desafios, partimos para a execução, compras de roupas, ensaio da coreografia, seleção dos participantes, custos financeiros, etc. Relembro nesse ponto, a presença de duas pessoas importantíssimas que foram Claudênio (coreógrafo) e Dona Marinete (costureira) a quem aproveitamos para agradecer de todo nosso coração pela dedicação e compromisso.
A ESTRÉIA
Tivemos a chance de estrear na própria escola, fazendo a abertura da 2ª Gincana Cultural. As expectativas eram muito boas por todos os alunos e professores da escola e o resultado não foi diferente: um sucesso.
Alguns meses depois, na Noite Cultural, no Espaço da Juventude, evento realizado pela Escola Humberto Lucena, o público se deliciou da melhor apresentação do grupo grupo fixando como um dos maiores presentes que a cidade de Dona Inês recebera, orgulho de todos, principalmente dos alunos participantes que com a auto estima elevadíssima passaram a se desfrutar de um momento que, certamente, tornara inesquecível para suas vidas, assim como já é para a minha.
Atualmente, o grupo se encontra na responsabilidade da professora de dança do município, Albaniza, e se prepara para novas coreografias e novos rumos. Todos esperamos com expectativa novas apresentações que retratem outras danças culturais e nordestinas.
Agradeço de forma especial a todos os alunos que já passaram pelo grupo e aos que estão atualmente fazendo parte da coreografia e alerto aos que desejam ingressar no grupo para terem esperança em um dia se desfrutar e mostrar todo seu talento.
Abraços fraternos do seu
professor/amigo Júnior Freitas
Arraiá do Lucena
Em nossa escola, desde o ano de 2003, o “Arraiá do Lucena” é apresentado em praça pública, com a quadrilha composta por alunos da referida escola. A quadrilha este ano foi apresentada no Espaço da Juventude às 17 horas, no dia 19/06/2009, fazendo parte das comemorações festivas de nossa cidade.
Aryanne e Zenóbio 9º”A”
Poesia: Água
Águas das pedras
Água do mar,
Água pra mim
Sonhar com o ar;
Preciosidades que
A natureza produz
Enchem os olhos de
Brilho e de luz;
Amar o mar é
Sonhar com o azul
Da cor do mar;
D’água das pedras
D’água do mar
A água da lua;
Água azul do meu luar
A água é uma fonte;
A água me faz bem
A água é um presente de Deus
Que me mantém.
Ranieri 6º “D”
Música do Mês
Música: Você de Volta — Desejo de menina.
Eu vivo buscando em alguém
Alguma coisa que eu sei
Que só existe em você
Eu quero a metade de mim que é você
O riso que irradia o mundo
E que me faz viver
Eu não agüento mais essa saudade
E essa solidão que me invade me faz ver
Tudo que eu quero é você de volta
Tô te esperando, vem bater na minha porta
Eu amo você, eu só sei te querer
Minha vida tem sentido se tiver você
Eu vivo buscando em alguém
Alguma coisa que eu sei
Que só existe em você
Eu quero a metade de mim que é você
O riso que irradia o mundo
E que me faz viver
Eu não aguento mais essa saudade
E essa solidão que me invade me faz ver
(2x)
Tudo que eu quero é você de volta
Tô te esperando vem bater na minha porta
Eu amo você, eu só sei te qurer
Minha vida tem sentido se tiver você.
Eu vivo buscando em alguém
Alguma coisa que eu sei
Que só existe em você
Eu quero a metade de mim que é você
O riso que irradia o mundo
E que me faz viver
Eu não agüento mais essa saudade
E essa solidão que me invade me faz ver
Tudo que eu quero é você de volta
Tô te esperando, vem bater na minha porta
Eu amo você, eu só sei te querer
Minha vida tem sentido se tiver você
Eu vivo buscando em alguém
Alguma coisa que eu sei
Que só existe em você
Eu quero a metade de mim que é você
O riso que irradia o mundo
E que me faz viver
Eu não aguento mais essa saudade
E essa solidão que me invade me faz ver
(2x)
Tudo que eu quero é você de volta
Tô te esperando vem bater na minha porta
Eu amo você, eu só sei te qurer
Minha vida tem sentido se tiver você.
Palestra sobre Astronomia
Nos dias 29 e 30 do último mês (abril), no ginásio da nossa escola foram realizadas palestras e observações com luneta. Na ocasião, a equipe da Associação Paraíba de Astronomia (APA) de João Pessoa presenteou a escola com um momento único de informações genuínas sobre a Astronomia. A palestra foi ministrada pelo professor José Rodrigues que fez uma brilhante explanação sobre o tema mostrado especialmente a dinâmica do sistema solar.
A Associação Paraíba de Astronomia desenvolveu um trabalho para todas as escolas que desejarem o projeto Astronomia para todos, com o intuito de despertar a curiosidade científica dos estudantes, ampliar o saber dos mesmos e permitir o melhor entendimento sobre a evolução dos sistemas que permeiam o universo.
Agradeço a toda a equipe da Associação Paraíba de Astronomia, profª José Rodrigues, Fabrício, Marcos Jerônimo e Vanberto, que gentilmente compartilhou de seus conhecimentos, a direção da escola (Assis ee tinha) pelo apoio dado, assim como todos os professores, funcionários e alunos que participaram do evento, como também o Departamento de Educação e Cultura, e a Prefeitura Municipal de Dona Inês (Antonio Justino) pelo apoio integral ao evento.
Iêda Freire
A Associação Paraíba de Astronomia desenvolveu um trabalho para todas as escolas que desejarem o projeto Astronomia para todos, com o intuito de despertar a curiosidade científica dos estudantes, ampliar o saber dos mesmos e permitir o melhor entendimento sobre a evolução dos sistemas que permeiam o universo.
Agradeço a toda a equipe da Associação Paraíba de Astronomia, profª José Rodrigues, Fabrício, Marcos Jerônimo e Vanberto, que gentilmente compartilhou de seus conhecimentos, a direção da escola (Assis ee tinha) pelo apoio dado, assim como todos os professores, funcionários e alunos que participaram do evento, como também o Departamento de Educação e Cultura, e a Prefeitura Municipal de Dona Inês (Antonio Justino) pelo apoio integral ao evento.
Iêda Freire
Café da manhã
Recentemente, o Diretor do colégio Humberto Lucena Assis Barbosa, criou o café da manhã para jovens que saem de casa sem tomar o café, seja eles da Zona urbana ou Rural. Disponibilizando de sucos, café com leite, leite com achocolatado, pães, bolachas, entre outros, o café da manhã tem como objetivo diminuir a fome dos estudantes durante o período que antecede o intervalo e que por razões de tamanha importância, não tomam café antes de ir ao colégio suprir seus compromissos. E mais uma vez o colégio Humberto Lucena utiliza idéias inovadoras para melhorar o bem estar de todos os alunos, se preocupando cada vez mais com a saúde da juventude estudantil.
Janiele Santos e Viviane Araújo 9º “A”
Afetividade
AFFECTIVITY Valéria Amorim Arantes de Araújo. Universidade de Uberaba
The education should concern the construction and organization of the affectivity, seeking the development of moral personalities that integrate, at the same time, personal and collective interests in their judgments and actions.
AFETIVIDADE
A educação deve preocupar-se com a construção e organização da afetividade, buscando a formação de personalidades morais que integrem em seus juízos e suas ações, ao mesmo tempo, os interesses pessoais e coletivos.
É necessário pensar em um trabalho de educação moral que se inicia com o próprio grupo de professores e professoras construindo sua auto-estima, sua autoconfiança e sua capacidade de autoconhecimento. A valorização dos talentos pessoais por meio da estruturação de políticas educacionais que reconheçam as habilidades e interesses de cada profissional é um caminho nessa direção.
É importante incluir na pauta educacional o tema da afetividade e das emoções, visto que a personalidade precisa ser trabalhada na escola, assim como trabalhamos a matemática, a língua, e as ciências etc. Afinal, os pensamentos e as emoções também configuram nosso pensamento.
É preciso ter coragem para mudar a educação formal e tornar o conhecimento dos afetos e emoções em conteúdos a serem construídos por alunos e alunas.
Contribuição para os docentes da E.M.E. F Senador Humberto Lucena.
Professora: Maria Cláudia de Araújo Toscano.
The education should concern the construction and organization of the affectivity, seeking the development of moral personalities that integrate, at the same time, personal and collective interests in their judgments and actions.
AFETIVIDADE
A educação deve preocupar-se com a construção e organização da afetividade, buscando a formação de personalidades morais que integrem em seus juízos e suas ações, ao mesmo tempo, os interesses pessoais e coletivos.
É necessário pensar em um trabalho de educação moral que se inicia com o próprio grupo de professores e professoras construindo sua auto-estima, sua autoconfiança e sua capacidade de autoconhecimento. A valorização dos talentos pessoais por meio da estruturação de políticas educacionais que reconheçam as habilidades e interesses de cada profissional é um caminho nessa direção.
É importante incluir na pauta educacional o tema da afetividade e das emoções, visto que a personalidade precisa ser trabalhada na escola, assim como trabalhamos a matemática, a língua, e as ciências etc. Afinal, os pensamentos e as emoções também configuram nosso pensamento.
É preciso ter coragem para mudar a educação formal e tornar o conhecimento dos afetos e emoções em conteúdos a serem construídos por alunos e alunas.
Contribuição para os docentes da E.M.E. F Senador Humberto Lucena.
Professora: Maria Cláudia de Araújo Toscano.
A horta do Lucena
Sabemos que os legumes, verduras e frutas são de uma enorme importância para uma boa qualidade de vida, como por exemplo, o tomate o pimentão são bons para a saúde do coração, a cenoura é rica em caroteno e vitamina E que ajudam a melhorar a nossa visão.
A horta do “Lucena” tem oito canteiros, nela há uma enorme variação de verduras e legumes, como: couve, tomate, coentro, pimentão, cebolinha e cenoura.
Alguns professores e alunos responsáveis cuidam da horta regando todos os dias nos turnos, manhã e tarde. O projeto piloto iniciou-se em 2008 com apenas dois canteiros, e esse ano estamos colocando em prática as atividades e tudo isso serve para a complementação da nossa merenda.
A maioria dos professores do Lucena participam dando sua colaboração dos projetos. Recebemos o apoio total da direção da escola.
Jéssica Kímberly, Micarla e Kaliane 9º “C”
3ª Gincana cultural
O colégio Humberto Lucena promoveu no dia 8 de abril de 2009 sua 3ª Gincana cultural. Nela se enfrentaram os turnos: manhã, tarde e noite, em que o principal objetivo de cada turno era alcançar a vitória. Foi bastante disputada. Os alunos de cada turno fizeram o melhor que puderam por seus respectivos turnos. Todos do colégio se esforçaram muito para que a gincana fosse um sucesso total, sendo as provas baseadas nos conhecimentos gerais dos alunos, tivemos provas como: Soletrando, passa e repassa, caça tesouro, embaixadinha, momento da arte e muitos outros.
E por mais um ano o turno da manhã ganha sendo que assim a tarde fica em 2º lugar e a noite em 3º lugar, por esses merecimentos os turnos respectivos receberam troféus de acordo com suas colocações.
Jonathan, Moálissa 9º“B”, e Aryanne 9º “A”
O tabagismo
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia, ou seja, fator determinante que diminui as defesas do organismo, deixando-o vulnerável ao ataque de doenças. Estima-se que existam no mundo dados de 2003, segundo a OMS), 1 bilhão e 200 milhões de fumantes. Deste universo, 66% dos fumantes pertencem ao sexo masculino. Infelizmente, todos os anos são destruídas mais de 5 milhões de vidas, cujos óbitos estão diretamente relacionados ao fumo. Nesses números, não estão incluídos dados sobre fumantes que adquiriram doenças provenientes do vício, que são infecções, asma, cefaléia, problemas cardiovasculares, bronquite, hipertensão, enfisemas pulmonares, cânceres, dentre muitas outras doenças, cujos óbitos estão diretamente ligados ao fumo. Das quase 2.000 substâncias contidas nos cigarros, cachimbos, charutos, e etc., as duas duas principais são: O tabaco e a nicotina. É importante lembrar ao leitor que todas são tóxicas, cancerígenas e psicossomáticos. Segundo pesquisadores, ao ser tragado pela boca, a fumaça chega rapidamente (em no máximo 8 segundos) ao cérebro. Nas mulheres, o cigarro causa distúrbios menstruais, baixa fertilidade, aumento da incidência de abortos espontâneos, câncer de colo de útero, menopausa precoce, além das inúmeras doenças já citadas acima, causa infecções necrosante da pele e tecido subcutâneo que produz lesão com secreção purulenta a qualquer fumante, independentemente de seu sexo. “Atualmente, as doenças transmitidas através do fumo, são bastante vivenciadas neste país, a maioria das pessoas querem parar de fumar, mas na maioria das vezes não conseguem, porque o vício as domina completamente. No entanto, o número de mortes é um absurdo, mesmo com essas palestras que há em nosso país, as pessoas não se sensibilizam de que o efeito usado agora, haverá várias conseqüências no futuro”.
Zenóbio Maia e Viviane Araújo. 9º “A”
Zenóbio Maia e Viviane Araújo. 9º “A”
Ano Internacional da Astronomia (AIA)
Em 2009 o mundo todo comemorará o Ano Internacional da Astronomia (AIA). Neste ano comemoraremos 400 anos do primeiro uso astronômico da 1º luneta, realizado pelo Italiano Galileu Galilei. É por isso mesmo que o cartaz anexo da XII OBA contém uma “pintura” da face de Galileu Galilei iniciou uma revolução na Astronomia ao usar uma luneta para observar o céu. Por isso no cartaz tem o “selo” do AIA e no timbre de todas as cartas da XII OBA também vamos usar o “selo” do AIA. Galileu observou pela primeira vez: 1) as crateras lunares, 2) as manchas solares, 3) as fases de Vênus, 4) as luas de Júpiter, 5) os anéis de Saturno, 6) as estrelas da Via Láctea, etc.
Porém, coincidentemente, em 2009 também comemoramos: 1) os 300 anos da invenção do balão pelo padre Bartolomeu de Gusmão; 2) os 100 anos da produção industrial do avião inventado por Santos Dumont; 3) os 90 anos do Eclipse Solar total, observado em Sobral, CE, com o qual se comprovou a Teoria da Relatividade e 4) os 40 anos do primeiro pouso na Lua.
) os 40 anos do primeiro pouso na Lua.
Concurso de desenhos.
Justamente para envolvermos todos os alunos e professores nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA) estamos organizando um CONCURSO DE DESENHOS envolvendo os temas: 1) 400 anos do uso da luneta astronômica, 2) 300 anos do balão de Gusmão, 3) 100 anos de produção industrial do avião, 4) 90 anos da comprovação da Teoria da Relatividade e 5) 40 anos do primeiro pouso lunar. Mais detalhes sobre as regras do concurso e prêmios está no anexo chamado “CONCURSO DE DESENHOS DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA”. Não deixem de participar. Todos os alunos e professores estão convidados, habilitados e “convocados” para participar desse evento.
Tem u ET no meu quintal
A OBA em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Campanha para descobrir METEORITOS. O Brasil tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, entretanto, tem menos de uma centena de meteoritos descobertos. Ou seja, é um número extremamente pequeno se comparado ao número de meteoritos já encontrados em outros países de área muito menor do que o Brasil. Assim sendo, estamos precisando de ajuda de todos os professores e alunos para nos ajudar a descobrir mais meteoritos. Junto a esta carta estamos enviando um cartaz e um folder com mais detalhes sobre como suspeitar que uma rocha do seu quintal talvez tenha uma origem extraterrestre (ET). Se no seu quintal não tiver, talvez no dos seus alunos, colegas, familiares, tenha. Precisamos muito da sua colaboração para ajudar o Brasil a aumentar o número de meteoritos identificados e assim entender melhor os processos de formação dos planetas. Essa busca é muito importante e precisamos que nos ajude a divulgá-la junto aos seus colegas, parentes, amigos e alunos. Fale com todos eles. Fixe os cartazes na sua Escola. Se puder afixar em outros locais, mesmo que não participem da OBA, favor nos solicitar mais cartazes e folderes.
Assinar:
Postagens (Atom)