segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ano Internacional da Astronomia (AIA)


Em 2009 o mundo todo comemorará o Ano Internacional da Astronomia (AIA). Neste ano comemoraremos 400 anos do primeiro uso astronômico da 1º luneta, realizado pelo Italiano Galileu Galilei. É por isso mesmo que o cartaz anexo da XII OBA contém uma “pintura” da face de Galileu Galilei iniciou uma revolução na Astronomia ao usar uma luneta para observar o céu. Por isso no cartaz tem o “selo” do AIA e no timbre de todas as cartas da XII OBA também vamos usar o “selo” do AIA. Galileu observou pela primeira vez: 1) as crateras lunares, 2) as manchas solares, 3) as fases de Vênus, 4) as luas de Júpiter, 5) os anéis de Saturno, 6) as estrelas da Via Láctea, etc.
Porém, coincidentemente, em 2009 também comemoramos: 1) os 300 anos da invenção do balão pelo padre Bartolomeu de Gusmão; 2) os 100 anos da produção industrial do avião inventado por Santos Dumont; 3) os 90 anos do Eclipse Solar total, observado em Sobral, CE, com o qual se comprovou a Teoria da Relatividade e 4) os 40 anos do primeiro pouso na Lua.

) os 40 anos do primeiro pouso na Lua.
Concurso de desenhos.
Justamente para envolvermos todos os alunos e professores nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA) estamos organizando um CONCURSO DE DESENHOS envolvendo os temas: 1) 400 anos do uso da luneta astronômica, 2) 300 anos do balão de Gusmão, 3) 100 anos de produção industrial do avião, 4) 90 anos da comprovação da Teoria da Relatividade e 5) 40 anos do primeiro pouso lunar. Mais detalhes sobre as regras do concurso e prêmios está no anexo chamado “CONCURSO DE DESENHOS DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA”. Não deixem de participar. Todos os alunos e professores estão convidados, habilitados e “convocados” para participar desse evento.
Tem u ET no meu quintal
A OBA em parceria com o Museu Nacional da Universidade Federal do Campanha para descobrir METEORITOS. O Brasil tem mais de 8 milhões de quilômetros quadrados, entretanto, tem menos de uma centena de meteoritos descobertos. Ou seja, é um número extremamente pequeno se comparado ao número de meteoritos já encontrados em outros países de área muito menor do que o Brasil. Assim sendo, estamos precisando de ajuda de todos os professores e alunos para nos ajudar a descobrir mais meteoritos. Junto a esta carta estamos enviando um cartaz e um folder com mais detalhes sobre como suspeitar que uma rocha do seu quintal talvez tenha uma origem extraterrestre (ET). Se no seu quintal não tiver, talvez no dos seus alunos, colegas, familiares, tenha. Precisamos muito da sua colaboração para ajudar o Brasil a aumentar o número de meteoritos identificados e assim entender melhor os processos de formação dos planetas. Essa busca é muito importante e precisamos que nos ajude a divulgá-la junto aos seus colegas, parentes, amigos e alunos. Fale com todos eles. Fixe os cartazes na sua Escola. Se puder afixar em outros locais, mesmo que não participem da OBA, favor nos solicitar mais cartazes e folderes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário