segunda-feira, 21 de setembro de 2009
NOSSA HOMENAGEM AO ALUNO DO 7º ANO, TURMA "E"- BRUNO.
Há uma esperança certa
“Desde o momento do nascimento há a constante possibilidade de que o ser humano morra a qualquer momento; e esta possibilidade inevitavelmente se tornará um fato consumado.” — ARNOLD TOYNBEE, HISTORIADOR BRITÂNICO.
QUEM pode negar esta verdade histórica acima mencionada? A humanidade sempre teve de enfrentar a terrível realidade da morte. E como nos sentimos impotentes quando morre alguém que amamos! A perda parece totalmente irreversível.
Neste dia 21 de setembro de 2009, é com grande tristeza e saudades que a Escola Humberto Lucena enlutada pela morte do adolescente Bruno, do turno da tarde da turma do 7º Ano “E” dedica este poema como uma forma de homenageá-lo.
Despedida
Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.
Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão. -
Por não Ter palavras, por não ter imagem.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.
Que procuras?
Tudo.
Que desejas?
Nada.
Viajo sozinha com o meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo o meu rumo na minha mão.
A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?
Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra... )
Quero solidão.
Cecília Meireles
‘Nosso amigo morreu’
Era o ano 32 EC. Na pequena cidade de Betânia, a uns três quilômetros de Jerusalém, vivia Lázaro com suas irmãs Marta e Maria. Eles eram amigos achegados de Jesus. Certo dia, Lázaro adoeceu gravemente. Suas irmãs, preocupadas, mandaram prontamente avisar Jesus, que estava do outro lado do rio Jordão. Jesus tinha afeição por Lázaro e pelas irmãs dele, de modo que pouco depois foi a Betânia. Em caminho, Jesus disse aos seus discípulos: “Lázaro, nosso amigo, foi descansar, mas eu viajo para lá para o despertar do sono.” Visto que os discípulos não entenderam logo o sentido desta declaração, Jesus disse francamente: “Lázaro morreu.” — João 11:1-15.
Ouvindo que Jesus vinha a Betânia, Marta saiu correndo ao seu encontro. Comovido pelo pesar dela, Jesus assegurou-lhe: “Teu irmão se levantará.” Marta respondeu: “Sei que ele se levantará na ressurreição, no último dia.” Jesus disse-lhe então: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem exercer fé em mim, ainda que morra, viverá outra vez.” — João 11:20-25.
Jesus foi então ao túmulo e mandou que se retirasse a pedra que fechava a entrada dele. Depois de orar em voz alta, ele mandou: “Lázaro, vem para fora!” E ao passo que todos os olhos se fixavam no túmulo, Lázaro saiu! Jesus havia ressuscitado a Lázaro — devolvendo a vida a um homem morto já por quatro dias! — João 11:38-44.
Marta já tinha fé na promessa duma ressurreição. (João 5:28, 29; 11:23, 24) O milagre da restauração da vida de Lázaro serviu para fortalecer-lhe a fé e incutir fé em outros. (João 11:45) Mas exatamente o que é que se quer dizer com o termo “ressurreição”?
A palavra “ressurreição” traduz a palavra grega a‧ná‧sta‧sis, que significa literalmente “ficar de pé de novo”. Tradutores hebreus do grego verteram a‧ná‧sta‧sis pelas palavras hebraicas tehhi‧yáth ham‧me‧thím, que significam “revivificação dos mortos”. De modo que a ressurreição envolve levantar a pessoa da condição sem vida, da morte — reativar o padrão de vida da pessoa.
IV Noite Cultural
Neste dia 28 de agosto, às 19:00 horas , o Humberto Lucena estará realizando “a IV Noite Cultural”. Que por sua vez nos proporcionará algumas apresentações, tais como: Danças, músicas, poesias, apresentações teatrais com o grupo OCA, apresentações de flauta com o grupo Rebentos, entre outros.
Tudo isso com a influência do tema que entra em destaque na noite “ O Continente Africano”. Todos os professores da escola estão envolvidos com o tema e encarregados de promover alguma apresentação.
O principal objetivo da noite cultural é falar, apresentar, representar e argumentar sobre este tema; Tudo isso serve para complementar nossos conhecimentos e ampliar o nosso ponto de vista em relação a tudo que envolve esse imenso continente.
Vitória Kaliane 9º “C”
Música do mês
Música: Chora me liga.
Autor: João Bosco & Vinícius
Não era pra você se apaixonar
Era só pra gente ficar
Eu te avisei!
Meu bem eu te avisei
Você sabia que eu era assim
Paixão de uma noite que logo tem fim
Eu te falei meu bem eu te falei
Não vai ser tão fácil assim
Você me ter nas mãos
Logo você que era acostumada
A brincar com outro coração
Não venha me perguntar
Qual a melhor saída
Eu sofri muito por amor
Agora eu vou curtir a vida
Chora, me liga, implora
Meu beijo de novo
Me pede socorro
Quem sabe eu vou te salvar
Chora, me liga, implora
Pelo meu amor
Pede por favor
Quem sabe um dia eu volto a te procurar .
Contribuição: Jonathan 9º “B”, Viviane Araújo e Elder Miguel 9º “A”.
Autor: João Bosco & Vinícius
Não era pra você se apaixonar
Era só pra gente ficar
Eu te avisei!
Meu bem eu te avisei
Você sabia que eu era assim
Paixão de uma noite que logo tem fim
Eu te falei meu bem eu te falei
Não vai ser tão fácil assim
Você me ter nas mãos
Logo você que era acostumada
A brincar com outro coração
Não venha me perguntar
Qual a melhor saída
Eu sofri muito por amor
Agora eu vou curtir a vida
Chora, me liga, implora
Meu beijo de novo
Me pede socorro
Quem sabe eu vou te salvar
Chora, me liga, implora
Pelo meu amor
Pede por favor
Quem sabe um dia eu volto a te procurar .
Contribuição: Jonathan 9º “B”, Viviane Araújo e Elder Miguel 9º “A”.
Escola
Por iniciativa do professor Júnior Freitas em 2008 foi criado o projeto “Correio da amizade”, que envolve toda comunidade do colégio Humberto Lucena, e este ano estamos dando continuidade a esse projeto. O mesmo garante que todos fiquem em harmonia e mantendo a escola sem violência, e que a afetividade não continue só como projeto e sim na prática diária. Todos os anos a escola nos possibilita novos temas transversais para que os alunos possam aprender a cada dia uma coisa nova e o tema escolhido esse ano foi a “afetividade” que todos os professores estão trabalhando em cima desse tema para que possamos ter uma desenvoltura avançada em nossa escola e sem conflitos. Também em todas as disciplinas estamos estudando sobre o continente Africano que nos proporciona entender mais sabre as diversidades culturais africanas. Esse tema nos faz refletir, e pensar muito na importância que foi e é a cultura africana em nosso cotidiano, e que todos nois devemos ser unidos, independentemente de raça ou cor.
Jéssica Kímberly e Vitória Kaliane 9º “C”.
Acróstico: “Afetividade”
Afeto nos faz conhecer a;
Felicidade de sonhar e ver a;
Eterna e esperançosa;
Transparência sem esconder a realidade.
Incomparável por sua capacidade única de;
Vitória fiel e sem temor algum;
Intocável mais real;
Dedicação é seu ponto forte;
Altamente qualificada;
Determinação para com os seus sonhos não lhe falta
E guerreira sobre tudo; essa é a afetividade.
Jéssica Kímberly e Vitória Kaliane 9º “C”.
Acróstico: “Afetividade”
Afeto nos faz conhecer a;
Felicidade de sonhar e ver a;
Eterna e esperançosa;
Transparência sem esconder a realidade.
Incomparável por sua capacidade única de;
Vitória fiel e sem temor algum;
Intocável mais real;
Dedicação é seu ponto forte;
Altamente qualificada;
Determinação para com os seus sonhos não lhe falta
E guerreira sobre tudo; essa é a afetividade.
Fique ligado - Geografia
REGIÃO NORDESTE
Sub-Regiões do Nordeste
O Nordeste integra quatro sub-regiões bastantes diferentes entre si: a Zona da Mata, o Agreste, o Sertão e o Meio-Norte.
A Zona da Mata estende-se por lado litoral oriental do Nordeste, onde as chuvas são abundantes, e os solos, bastantes favoráveis à agricultura. Concentra a maior parte da população Nordestina e abriga grandes metrópoles, como Salvador e Recife.
O Agreste é uma área de transição entre a Zona da Mata e o Sertão e sua economia é baseada no comércio, com destaque para as furas de Caruaru - PE e com Campina Grande - PB.
O vasto Sertão por seus fatores naturais enfrenta problemas com a seca, pois as chuvas são irregulares. Trata-se de uma área tradicional de criação de gado.
O Meio-Norte é uma região nordestina que abrange grande parte do estado do Maranhão e do Piauí, possui muitas atividades econômicas como: extração vegetal, agricultura e a pecuária, extrativismo mineral, e cultivo de soja com a ajuda da irrigação e fertilizantes químicos.
Fonte: Construindo a Geografia - Araújo, Regina. 6ª série.
Entrevista
Entrevistada: Professora Cláudia
Tempo de trabalho: 10 anos
Formação profissional: Arte Cênicas
Escolas onde ensinou anteriormente: Instituto Educacional Gente Inorente(particular), e na E.M.E.F. Darcy Ribeiro iHá quanto tempo você ensina em nossa escola?
Ensino aqui há dois anos e três meses.
iVocê se sente bem trabalhando nesta escola? Por quê?
Com certeza, porque desde que cheguei aqui, achei este espaço agradável e com uma equipe de trabalho ótima, e gosto muito do que faço.
iComo foi a primeira vez em que você lecionou em uma escola? Você ficou muito nervosa?
Com certeza, sempre a primeira vez em que se faz algo, é marcante.
iDesde que você começou a lecionar no Humberto Lucena, acha que teve algum aluno que lhe marcou, e que você nunca vai esquecer?
Sim, esse aluno se destaca até hoje, nas artes plásticas, e outras alunas se destacam nas artes cênicas.
iEm muitos casos, quando se pensa em escola e folclore, a primeira pessoa que vem à mente é a professora Cláudia. Qual a opinião, por que?
Acredito que é por causa da minha disciplina, e muitos alunos acham que o folclore é direcionado a artes, ou talvez pela minha prática desempenhada na escola.
iDefina com suas palavras artes.
Artes é tudo que nos cerca. A vida é arte, a natureza é arte, enfim, tudo que é belo. Também posso definir a arte como uma forma de expressão.
iNa sua opinião, qual a importância da disciplina Artes para o aluno?
Utilizar a arte como forma de transformação ou através dela descobrir os seres humanos sensíveis e afetivos.
iDos conteúdos de Artes, por quais os alunos se interessam mais?
Desenhos, percepção da cor, cultura popular, teatro e seus elementos .
iComo estamos prestes a entrar no período folclórico, o que tem em mente para este período?
Pretendo trabalhar algumas poesias e algumas músicas, sempre visando o envolvimento o desempenho do aluno pela cultura popular local. Na realidade, o folclore é trabalhado o ano todo, de uma forma indireta, quando estudamos hábitos, costumes, etc.
iDeixe sua mensagem de incentivo para os alunos do Humberto Lucena
Que os alunos valorizem a arte como valorizam a vida, para que assim possamos nos tornar pessoas mais sensíveis com os outros e com o Planeta.
Gabriel Nunes 9º “B”
Tempo de trabalho: 10 anos
Formação profissional: Arte Cênicas
Escolas onde ensinou anteriormente: Instituto Educacional Gente Inorente(particular), e na E.M.E.F. Darcy Ribeiro iHá quanto tempo você ensina em nossa escola?
Ensino aqui há dois anos e três meses.
iVocê se sente bem trabalhando nesta escola? Por quê?
Com certeza, porque desde que cheguei aqui, achei este espaço agradável e com uma equipe de trabalho ótima, e gosto muito do que faço.
iComo foi a primeira vez em que você lecionou em uma escola? Você ficou muito nervosa?
Com certeza, sempre a primeira vez em que se faz algo, é marcante.
iDesde que você começou a lecionar no Humberto Lucena, acha que teve algum aluno que lhe marcou, e que você nunca vai esquecer?
Sim, esse aluno se destaca até hoje, nas artes plásticas, e outras alunas se destacam nas artes cênicas.
iEm muitos casos, quando se pensa em escola e folclore, a primeira pessoa que vem à mente é a professora Cláudia. Qual a opinião, por que?
Acredito que é por causa da minha disciplina, e muitos alunos acham que o folclore é direcionado a artes, ou talvez pela minha prática desempenhada na escola.
iDefina com suas palavras artes.
Artes é tudo que nos cerca. A vida é arte, a natureza é arte, enfim, tudo que é belo. Também posso definir a arte como uma forma de expressão.
iNa sua opinião, qual a importância da disciplina Artes para o aluno?
Utilizar a arte como forma de transformação ou através dela descobrir os seres humanos sensíveis e afetivos.
iDos conteúdos de Artes, por quais os alunos se interessam mais?
Desenhos, percepção da cor, cultura popular, teatro e seus elementos .
iComo estamos prestes a entrar no período folclórico, o que tem em mente para este período?
Pretendo trabalhar algumas poesias e algumas músicas, sempre visando o envolvimento o desempenho do aluno pela cultura popular local. Na realidade, o folclore é trabalhado o ano todo, de uma forma indireta, quando estudamos hábitos, costumes, etc.
iDeixe sua mensagem de incentivo para os alunos do Humberto Lucena
Que os alunos valorizem a arte como valorizam a vida, para que assim possamos nos tornar pessoas mais sensíveis com os outros e com o Planeta.
Gabriel Nunes 9º “B”
Por que piscamos?
Piscamos também para paquerar, mas não é só para isso que piscamos. Com esses , movimentos lubrificamos nossos olhos e protegemos de corpos estranhos presentes no ar.
Quando piscamos ativamos a glândula lacrimal que fica atrás e ao lado de cada olho, que age em conjunto com nossos piscadores. O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea que é uma espécie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lágrima há ainda gorduras e sais minerais que são substâncias protetoras para os olhos.
Piscamos a cada cinco ou sete minutos, tempo necessário para que a lágrima cumpra todas as suas funções e depois ser eliminadas através de dois furinhos que ficam nos cantos das pálpebras, próximo ao nariz. Se piscamos menos que isso, a córnea não recebe o oxigênio necessário para a sua proteção e seu bom funcionamento, os olhos ficam sem lubrificação, sem brilho e até podemos ter a sensação de visão borrada e de dor.
Portanto, podemos sim paquerar e usar todo o nosso charme nas próximas piscadelas mas cuidado para não exagerar para não ter que ir parar no oftalmologista.
Professora de Ciências: Mártem Lúcia.
Fonte da pesquisa: Revista CHC
Quando piscamos ativamos a glândula lacrimal que fica atrás e ao lado de cada olho, que age em conjunto com nossos piscadores. O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea que é uma espécie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lágrima há ainda gorduras e sais minerais que são substâncias protetoras para os olhos.
Piscamos a cada cinco ou sete minutos, tempo necessário para que a lágrima cumpra todas as suas funções e depois ser eliminadas através de dois furinhos que ficam nos cantos das pálpebras, próximo ao nariz. Se piscamos menos que isso, a córnea não recebe o oxigênio necessário para a sua proteção e seu bom funcionamento, os olhos ficam sem lubrificação, sem brilho e até podemos ter a sensação de visão borrada e de dor.
Portanto, podemos sim paquerar e usar todo o nosso charme nas próximas piscadelas mas cuidado para não exagerar para não ter que ir parar no oftalmologista.
Professora de Ciências: Mártem Lúcia.
Fonte da pesquisa: Revista CHC
Brasileira, Região Nordeste
As garotas de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe estão acostumadas com temperaturas acima de 25º C o ano inteiro. O vento e a falta de chuvas também acabam deixando o clima mais seco e com isso a pele desidrata.
A proteção contra o sol é mais do que obrigação, é um hábito que deve ser tão normal, e não é só com a pele que necessita de filtro solar! Os cabelos também precisam de proteção sempre que você for se expor ao sol. Hidratantes potentes são essenciais para quem vive em locais secos.
Cuidar da nosso beleza é essencial na vida de todos, principalmente as meninas, por isso andar sempre protegida do sol, cuidando da pele, do seu cabelo e do seu corpo.
(Revista Atrevida)
Moálissa Raphaela 9º”B”.
A proteção contra o sol é mais do que obrigação, é um hábito que deve ser tão normal, e não é só com a pele que necessita de filtro solar! Os cabelos também precisam de proteção sempre que você for se expor ao sol. Hidratantes potentes são essenciais para quem vive em locais secos.
Cuidar da nosso beleza é essencial na vida de todos, principalmente as meninas, por isso andar sempre protegida do sol, cuidando da pele, do seu cabelo e do seu corpo.
(Revista Atrevida)
Moálissa Raphaela 9º”B”.
Gripe suína
A gripe suína é uma doença respiratória de porcos causada por um vírus influenza tipo A que causa regularmente crises de gripe em porcos. Ocasionalmente, o vírus vence a barreira entre espécies e afeta humanos. O vírus da gripe suína clássico foi isolado pela primeira vez num porco em 1930. Saiba o que conhecemos desta doença.
Quantos vírus de gripe suína existem?
Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.
Qual é o vírus que está causando a crise atual?
É uma versão nova do H1N1
Como os seres humanos pegam gripe suína?
Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorrido em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.
Consumir carne de porco pode causar gripe suína?
Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.
O que fazer para evitar o contágio?
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.
Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite, tosse e falta de ar. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia.
Gripe suína mata?
Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta.
Como se faz o diagnóstico de gripe suína?
Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.
Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?
As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.
Há vacinas para a gripe suína?
No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.
Elder Miguel e Viviane Araújo 9º “B”
Fonte: www.google.com acessado em: 04/08/2009 às 9:00 hs.
Quantos vírus de gripe suína existem?
Como todos os vírus de gripe, os suínos também mudam constantemente. Os porcos podem ser infectados por vírus de gripe aviária e humana. Quando todos contaminam o mesmo porco, pode haver mistura genética e novos vírus que são uma mistura de suíno, humano e aviário podem aparecer. No momento, há quatro classes principais de vírus de gripe suína do tipo A são H1N1, H1N2, H3N2 e H3N1.
Qual é o vírus que está causando a crise atual?
É uma versão nova do H1N1
Como os seres humanos pegam gripe suína?
Normalmente, esses vírus não infectam humanos. Entretanto, vez por outra, mutações no vírus permitem que eles contaminem pessoas. Na maioria das vezes, os contágios acontecem quando há contato direto de humanos com porcos. Mas também já houve casos em que, após a transmissão inicial do porco para o homem, a partir dali o vírus passou a circular de pessoa para pessoa. Foi o caso de uma série de casos ocorrido em Wisconsin, EUA, em 1988. Nesses casos, a transmissão ocorre como a gripe tradicional, pela tosse ou pelo espirro de pessoas infectadas.
Consumir carne de porco pode causar gripe suína?
Não. Ao cozinhar a carne de porco a 70 graus Celsius, os vírus da gripe são completamente destruídos, impedindo qualquer contaminação.
O que fazer para evitar o contágio?
O CDC (Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA) fez algumas recomendações para evitar a doença.
- Cubra seu nariz e boca com um lenço quando tossir ou espirrar. Jogue no lixo o lenço após o uso.
- Lave suas mãos constantemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Produtos à base de álcool para limpar as mãos também são efetivos.
- Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se espalham deste modo.
- Evite contato próximo com pessoas doentes.
- Se você ficar doente, fique em casa e limite o contato com outros, para evitar infectá-los.
Quais são os sintomas da gripe suína?
Os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum e incluem febre, letargia, falta de apetite, tosse e falta de ar. Algumas pessoas com gripe suína também tiveram coriza, garganta seca, náusea, vômito e diarréia.
Gripe suína mata?
Ainda é cedo para ter estatísticas precisas, mas cerca de um em cada 15 a 20 casos da doença até agora diagnosticados resultou em morte -- taxa considerada alta.
Como se faz o diagnóstico de gripe suína?
Para identificar uma infecção por um vírus influenza do tipo A, é preciso analisar amostras respiratórias do paciente durante os primeiros 4 ou 5 dias da doença -- quando uma pessoa infectada tem mais chance de estar espalhando o vírus. Entretanto, algumas pessoas, especialmente crianças, podem manter o vírus presente por dez dias ou mais. A identificação do vírus é então feita em teste de laboratório.
Há medicamentos disponíveis para tratar infecções de gripe suína em humanos?
As drogas zanamivir e oseltamivir (nome comercial Tamiflu) já mostraram eficácia ao tratar ou ajudar na prevenção de infecção com vírus da gripe suína. Impressões iniciais dão conta de que essas drogas diminuem a agressividade do quadro infeccioso para a versão atual do H1N1 suíno.
Há vacinas para a gripe suína?
No momento, somente para porcos, que são mais constantemente afetados por esse tipo de vírus. Mas as autoridades já anunciaram estar trabalhando numa versão humana da vacina. As vacinações rotineiras de gripe feitas em humanos não combatem os vírus do tipo H1N1 que vêm dos suínos.
Elder Miguel e Viviane Araújo 9º “B”
Fonte: www.google.com acessado em: 04/08/2009 às 9:00 hs.
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