segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Por que piscamos?

Piscamos também para paquerar, mas não é só para isso que piscamos. Com esses , movimentos lubrificamos nossos olhos e protegemos de corpos estranhos presentes no ar.
Quando piscamos ativamos a glândula lacrimal que fica atrás e ao lado de cada olho, que age em conjunto com nossos piscadores. O oxigênio que ela contém se espalha e protege nossa córnea que é uma espécie de lente que a luz atravessa para que possamos ver. Na lágrima há ainda gorduras e sais minerais que são substâncias protetoras para os olhos.
Piscamos a cada cinco ou sete minutos, tempo necessário para que a lágrima cumpra todas as suas funções e depois ser eliminadas através de dois furinhos que ficam nos cantos das pálpebras, próximo ao nariz. Se piscamos menos que isso, a córnea não recebe o oxigênio necessário para a sua proteção e seu bom funcionamento, os olhos ficam sem lubrificação, sem brilho e até podemos ter a sensação de visão borrada e de dor.
Portanto, podemos sim paquerar e usar todo o nosso charme nas próximas piscadelas mas cuidado para não exagerar para não ter que ir parar no oftalmologista.

Professora de Ciências: Mártem Lúcia.

Fonte da pesquisa: Revista CHC

Nenhum comentário:

Postar um comentário