segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Grupo folclórico: “Raízes Nordestinas”

Há exatos dois anos, surgia o grupo folclórico Raízes Nordestinas da Escola Municipal do Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, depois de elaborado o PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) no ano de 2007, detectou-se a necessidade de melhorar o relacionamento entre aluno/escola/comunidade. Muitas foram as ações, dentre elas, a formação desse grupo, que percebendo a falta de conhecimento e valorização pela cultura do nosso Nordeste, resolvemos trabalhar essa deficiência através da música e da dança, visando também revelar os nossos talentos.
Idealizado pelo coordenador do projeto Júnior Freitas e apoiado pela direção da escola, na época, a professora Maria do Livramento (Tinha), que ofereceu as condições necessárias para a realização desse sonho.
Iniciamos com o ritmo do xaxado por ser algo que se identifica mais com o sofrimento do povo nordestino e retrata a história de vida de um cangaceiro herói, para outros um bandido que por muitas vezes, de forma violenta, conseguia com seu bando vitórias desafiadoras para a época, registrando para toda a história do Brasil fatos muito relevantes e importantes para a nossa cultura.
Lembro-me claramente das dificuldades encontradas, como tudo em nossa vida, mas depois de muita insistência, conseguimos fazer com que o sonho se tornasse realidade e isso só foi possível graças ao apoio de muitas pessoas que acreditaram no sucesso de nossos alunos; não vou citar nomes para não cometer injustiça com ninguém. Vencendo os desafios, partimos para a execução, compras de roupas, ensaio da coreografia, seleção dos participantes, custos financeiros, etc. Relembro nesse ponto, a presença de duas pessoas importantíssimas que foram Claudênio (coreógrafo) e Dona Marinete (costureira) a quem aproveitamos para agradecer de todo nosso coração pela dedicação e compromisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário